Terça-feira, Maio 18

CIVALERG BUSCA APOIO PARA COMBATE A SECA E DISCUTE A CRIAÇÃO DO SIM

Na manhã desta segunda-feira – 23/09 Prefeitos, Prefeitas e Secretários Municipais ligados ao CIVALERG, estiveram reunidos na sede da CAR/SETAF, em Vitória da Conquista, onde foram abordados temas de grande relevância para a região, dentre eles: A Criação do SIM (Selo de Inspeção Municipal) que irá proporcionar mais autonomia para os municípios, na fiscalização de produtos dos municípios, podendo certifica-los e garantir livre comércio em toda a Bahia. Além disso, a grave situação hídrica da região foi debatida com a Coordenação Estadual da Defesa Civil. Os prefeitos e secretários explanaram as dificuldades vivenciadas por todos os municípios e pediram ações imediatas por parte dos governos Estadual e Federal para amenizar a situação. O Coordenador Paulo Luz, garantiu que a defesa civil da Bahia vem trabalhando para o enfrentamento da seca e irá intensificar os trabalhos na região, prometeu buscar apoio em Brasília para fortalecer as iniciativas e minimizar os efeitos dessa grande calamidade. O Presidente do CIVALERG – Márcio Ferraz falou da importância do encontroe da necessidade de ações mais pontuais e permanentes para o combate a falta d´agua nos municípios da região. Lembrou que a Operação Pipa auxilia muito, mas precisa ser reforçada e acompanhada de outros investimentos que garantam o abastecimento regional. Márcio pediu que o Coordenador Paulo Luz articule, em Brasília, uma reunião entre todos os presidentes de Consórcios do Nordeste e o Ministro e Coordenador Nacional de Defesa Civil para que essa situação seja debatida. Após explicações do coordenador da CAR – Antônio Neto e do Prefeito de Presidente Jânio Quadros – Léo Gambá, sobre o SIM, todos os presentes se comprometeram a darem seguimento em seus municípios, no sentido de aprovar a Lei municipal para a criação do SIM, em âmbito regional, através do CIVALERG. Os representantes da SDR/BAHIATER E CDA também fizeram considerações acerca do eveno, para Noeci Salgado, toda a região deve se mobilizar para enfrentar os problemas e buscar soluções através do Consórcio e outras parcerias, inclusive com os órgãos e secretarias de governo. A subcoordenadora da BAHIATER – Luciana Ferraz, falou das dificuldades enfrentadas e pediu apoio aos prefeitos do Consórcio, no sentido de melhorar a esrutura, inclusive com a cessão de veículos novos para facilitar o deslocamento das equipes, o que irá proporcionar mais apoio aos municípios. Se colocou à disposição de todos para desenvolver ações que auxiliem o desenvolvimento regional. Para finalizar o encontro, o Secretário Executivo – Roberto Rocha fez a apresentação da proposta orçamentári, após ser apresentada, a proposta  de Orçamento do Consórcio para o ano de 2020 foi aprovada. Participaram do Evento: Márcio Ferraz – presidente do CIVALERG e prefeito de Tremedal, Silvan Baleeiro – vice-presidente do CIVALERG e prefeito de Condeúba, Flávio Oliveira – Tesoureiro do CIVALERG e prefeito de Piripá, José Henrique Tigre(Quinho) – prefeito de Belo Campo, Edcarlos Lima – prefeito de Maetinga, Jones Coelho – prefeito de Caraíbas, Frederico Vasconcelos (Dr. Fred) – prefeito de Licínio de Almeida, Alex da Silva (Léo Gambá) – prefeito de Presidente Jânio Quadros, Delci Luz – Prefeito de Cordeiros, Elen Zite – prefeita de Anagé, Paulo Reis – prefeito de Caetanos,  Vereadores, além de secretários de agricultura e de gabinete, representando os municípios de: Mortugaba, Malhada de Pedras, Bom Jesus da Serra e Mirante.