Sexta-feira, Abril 19

GOVERNO DO ESTADO REALIZA SEMINÁRIO EM PARCRIA COM O CIVALERG

Jânio Quadros recebe seminário do Governo do Estado em Parceria com o CIVALERG.

Representantes do Governo do Estado, de prefeituras e câmaras de vereadores e da sociedade civil, dos municípios que compõem o Território de Identidade Sudoeste Baiano, reuniram-se, nesta sexta-feira (18), no Centro de Convivência Santo Anibal, município de Presidente Jânio Quadros, para a realização do seminário Parceria Mais Forte Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil Juntos pela Agricultura Familiar.

Durante o evento, foram assinados convênios entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), no âmbito do projeto de Mecanização Rural (Promer). Já o projeto Mais Ater foi assinado com a Prefeitura Municipal de Presidente Jânio Quadros, para fortalecer o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O objetivo principal do seminário foi realizar um balanço das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da SDR, nos municípios do Território, além de planejar ações futuras. O evento é realizado por meio de parceria entre a SDR, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião e a Prefeitura Municipal de Presidente Jânio Quadros.

Para o titular da SDR, Josias Gomes, o trabalho realizado em parceria é fundamental para garantir o desenvolvimento rural: “O que nos une aqui hoje é a certeza de que, com uma ação integrada, nós podemos, de maneira coletiva, impulsionar e alavancar a agricultura familiar neste território, somando os esforços feitos pelo Governo do Estado e pelas prefeituras”.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, reforçou que o trabalho já iniciado precisa continuar, de maneira mais dinâmica, para que experiências exitosas sejam alcançadas: “O nosso trabalho é qualificar as políticas públicas que já estão sendo executadas nos municípios e intensificar as ações, para que a gente possa ter mais resultados. Nós já temos uma parceria, que está em andamento, e o nosso objetivo agora, por meio destes seminários, é torná-la mais forte ainda. Para isso, estamos olhando de maneira estratégica os sistemas produtivos, na lógica de aquecer a economia dos municípios e replicar nos outros o que está dando certo”.

Para o prefeito de Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva, essa parceria entre prefeituras e Governo do Estado e a realização desse seminário é importante para o desenvolvimento do Território: “É uma satisfação muito grande para nós recebermos este evento e trocar experiências sobre o que está sendo realizado em nosso município, para fortalecer a agricultura familiar e o modo de acessarmos os recursos do Governo do Estado para desenvolver a produção rural”. O prefeito anunciou ainda a criação do Vale Compra da agricultura familiar, para que os servidores do município possam comprar os produtos diretamente dos produtores nas feiras, gerando renda para os agricultores e agricultoras familiares.

Visita técnica

Durante o encontro, foram realizadas as apresentações do Civalerg, das ações da SDR, a exemplo da limpeza de aguadas, mecanização agrícola, distribuição de mudas de palma, assistência técnica e extensão rural (Ater), implantação de agroindústrias e entrega de equipamentos, além de um balanço do que vem sendo realizado pelos diversos órgãos do Governo do Estado e pelas prefeituras. O território tem se destacado na produção da agricultura familiar e no crescimento de cadeias produtivas como a mandiocultura, apicultura, cafeicultura, e caprino-ovinocultura, entre outras.

Ato de assinatura do Convênio – Márcio Ferraz – Presidente do CIVALERG

“O Governo do Estado tem focado muito em fortalecer os municípios via consórcios, trazendo convênios, como os de construção de barragens, ponte e limpeza de aguadas, entre outras ações que nos últimos anos vêm melhorando as condições de vida no campo e ajudando muito  a economia local”, ressaltou o presidente do Civalerg, Márcio Ferraz.
Izabel Pereira, agricultora familiar da Associação Pedra Azul, município de Presidente Jânio Quadros, fala da melhoria da qualidade de vida da comunidade, após a implantação das cisternas de água para consumo e para produção: “Depois que chegaram as cisternas melhorou as vidas das 200 famílias associadas, e foi muito bom também porque nos ajudou a produzir não só a mandioca, mas também frutas, legumes e hortaliças”.

A programação contou ainda com a realização de uma visita técnica ao projeto voltado para caprino-ovinocultura, na Fazenda Batalha, município de Presidente Jânio Quadros. No município, foram contabilizados cerca de seis mil animais de 43 produtores. A propriedade rural visitada foi a de Adriano Soares, que aumentou o rebanho de caprinos, que passou de cinco para cerca de 100 animais, em cerca de oito meses.

Estavam presentes no seminário os prefeitos de: Anagé – elen Zite, Belo Campo – José Henrique Tigre, Tremedal – Márcio Ferraz, Piripá – Flavio Oliveira, Condeúba – Silvan Baleeiro, Mortugaba – Rita de Cássia, Caraíbas – Jones Coelho, Presidente Jânio Quadros – Alex da Silva, Guajeru – Gilmar Rocha, Planalto – Edilson Duarte, Licíno de Almeida – Frederico Vasconcelos – Rio do Antônio – José Souza Alves, Eduardo Pontes – Representando a prefeita de Cândido Sales, Moisés Seles – Representando o Prefeito de Mirante,  o diretor-geral da CAR, Adroaldo Almeida, o deputado federal Waldenor Pereira, o representante do Banco do Nordeste, Fábio Pereira, e a equipe técnica e dirigentes da SDR no território, além da equipe do CIVALERG – Roberto Meira Rocha e Ednaldo Viana, entre outras lideranças da região e equipe técnica e operacional da prefeitura de P Jânio Quadros.