Quinta-feira, Setembro 29

PARCERIA MAIS FORTE, RESÍDUOS SÓLIDOS E ALTERAÇÃO DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES FORAM TEMA DE MAIS UMA REUNIÃO DO CIVALERG

Agricultura familiar e resíduos sólidos foram assuntos principais abordados durante reunião técnica, realizada na manhã da última sexta-feira, 11 em Vitória da Conquista, com a participação de Prefeitos, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG). Além dos gestores municipais, o evento contou com a participação de representações do Governo da Bahia, a exemplo do Secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, que, na sua fala destacou a importância de investir na agricultura familiar. “Esse encontro marca a presença no Estado, que está aqui, através de seus representantes, para dizer que precisamos que os municípios se agreguem as nossas ações. Queremos investir mais em assistência técnica para que possamos fortalecer a produção de alimentos com qualidade e técnica. A incorporação das prefeituras aumenta nossa coparticipação e torna visível o nosso pequeno agricultor familiar. Somos um dos maiores produtores de alimentos do Mundo. Ajudamos a alimentar 800 milhões de pessoas no mundo mas no Brasil 20 milhões passam fome. Por isso, precisamos fortalecer agricultura familiar olhando para a mesma como uma política pública com o orçamento e atenção como necessita. Queremos que a agricultura familiar volte a ser, na união a ser uma das que maiores recebem para ampliar a produção de alimentos por nós.”.

O Presidente do Civalerg, o Prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcelos Ferreira, reforçou a fala de Josias ao ressaltar que agricultura familiar é o maior retorno de investimento público para geração e renda dos municípios. “Todo investimento que a gente faz na agricultura é riqueza para nossos municípios. Ainda temos dificuldade de assistência técnica e por isso é importante que os Governos tenham essa sensibilidade de apoiar os municípios que não tem essa capacidade ainda”.

Resíduos sólidos foi outro tema da reunião, que foi apresentado pelo Superintendente da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN), Armindo Gonzales. O assunto foi comentado pelo Presidente do Civalerg, Frederico Vasconcelos. “Foi importante essa discussão visto que as promotorias vem apertando o município para resolver essa questão de resíduos sólidos e sem dúvida nenhuma a regionalização dos municípios com a parceira dos entes públicos para solucionar esse problema que é crônico. Debater pautas regionais e tentar achar soluções. Fazer de forma conjunta achar solução para resíduos sólidos tem que começar esse enfrentamento pra resolver esse problema”.

O Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, e o Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, falaram sobre ações estratégicas do Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia. A estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia visa a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos, e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar para fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, entre outros objetivos.

Participaram da reunião, a Coordenadora Executiva de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camila Batista; o Superintendente Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), Lans Almeida; o Agente de Desenvolvimento Territorial do Sudoeste Baiano, Alisson Pires; além dos Prefeitos de Belo Campo (José Henrique Tigre), Condeúba (Silvan Baleeiro), Licinío de Almeida (Frederico Vasconcellos Ferreira), Maetinga (Aline Costa Aguiar Silveira), Malhada de Pedras (Carlos Roberto Santos), Mortugaba (Heraclito Luiz Paixao Matos), Piripá Flavio Oliveira Rocha), Presidente Jânio Quadros  (Lélio Junior) e Tremedal (José Carlos Vieira Bahia), Vitória da Conquista (Sheila Lemos), Encruzilhada (Wekisley Teixeira Silva), Itambé (José Candido Rocha Araújo) e Ribeirão do Largo (Herbert Goncalves de Oliveira). Cordeiros foi representado pelo vice-prefeito e Guajeru pelo secretário de Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.